Como ser Produtivo em meio a tantas distrações?

Como ser Produtivo em meio a tantas distrações?

Atualmente, a maioria das pessoas usa a tecnologia a seu favor: Whatsapp para falar com pessoas do trabalho; Twitter, Instagram e Facebook muitas vezes para divulgar serviços e produtos; telefone para atendimentos em geral, e acaba se tornando confusa a questão de como ser produtivo em uma era tão tecnológica.

Mas é inegável que tais tecnologias também são ferramentas de interação entre amigos e pessoas em geral, ou seja, ferramentas para distração e diversão. Quem nunca se pegou, por exemplo, vendo as fotos de viagem de um conhecido pelo Facebook assim que elas foram postadas? Ou ainda, respondendo às mensagens no grupo animadíssimo de Whatsapp?

como ser produtivo

Como ser Produtivo em meio a tantas distrações? Algumas dicas simples fazem a diferença! Confira:

  • Tenha um espaço exclusivo para trabalhar, ainda que seja pequeno. Nele, não coloque nada que o distraia especialmente televisão e telefone.
  • É normal que ao longo do dia o telefone toque na sua casa. Mas deixe claro para as demais pessoas da casa que você não poderá parar o que está fazendo para atender. Outra pessoa deverá fazer isso.
  • Não fique “navegando” no celular. Deixe-o por perto apenas para receber/fazer chamadas relacionadas ao trabalho, essa é uma ótima dica de como ser produtivo.
  • Desabilite sons do Whatsapp, especialmente de grupos.
  • Se você utiliza o Whatsapp pra trabalhar, saiba ter foco, abrindo somente mensagens de pessoas e/ou grupos relacionados ao trabalho, e ignorando os demais, se não fizer isso, não tem como ser produtivo.
  • Evite ficar abrindo várias páginas/janelas no computador enquanto estiver trabalhando. Se estiver escrevendo um texto, por exemplo, deixe só o Word aberto.
  • Evite ficar “navegando” no Facebook e Instagram e vendo o tempo todo as publicações no Twitter, ao menos que você esteja trabalhando diretamente com isso (fazendo publicações nestas mídias). Estipule horários para acessar seus perfis pessoais, por exemplo, na hora do almoço, no meio da tarde, depois à noite.
  • No caso de trabalhar com Instagram, Facebook e Twitter, saiba separar o que é trabalho do que é pessoal. Se tem uma fan page no Facebook, por exemplo, entre diretamente nela e não no seu perfil pessoal. O mesmo vale para o Instagram: crie uma conta separada para divulgar seus serviços/produtos, entrando diretamente nela quando for fazer publicações.
  • Comece o dia fazendo a atividade mais importante / de mais urgência. Isso significa: não abra o Facebook, o Twitter, o Instagram ou o e-mail ao sentar em frente ao computador. Se possível, nem conecte a internet inicialmente. Você tem que elaborar um texto, avançar naquele relatório, planilha ou apresentação?! Abra o Word, o Excel ou o Powerpoint diretamente. Fazendo a tarefa mais difícil primeiro, você tem a certeza de que fez algo relevante para o seu negócio e o restante do dia certamente será mais fácil e prazeroso.
  • Divida suas tarefas em blocos de trabalho. Quando você faz atividades similares de uma vez, o tempo tende a render bem mais. Por exemplo: reserve o período da manhã só para escrever todos os textos que precisa (usando, se possível, exclusivamente o Word). À tarde você pode se dedicar a responder todos os e-mails (de trabalho!).
  • Ainda está em dúvida de como ser produtivo? Pois então não faça várias tarefas ao mesmo tempo (ainda que todas estejam relacionadas ao trabalho). Foque em apenas uma e dedique a ela toda sua atenção até finalizar.
  • Viu que vai passar uma reportagem interessante na TV?! Não interrompa seu trabalho para assisti-la. Você está em casa, mas está trabalhando. Provavelmente será possível encontrá-la online depois, podendo ver com mais calma, quando estiver fora do seu horário de trabalho.

Por fim, tente se planejar sempre: saiba que horas vai levantar, se exercitar, que horas exatamente começará e terminará o trabalho, almoçará etc. Com planejamento, foco e disciplina, com certeza seus dias serão sempre produtivos em casa!

Espero que eu tenha lhe ajudado com relação em como ser produtivo e que a partir de agora você consiga se concentrar mais nas tarefas que realmente agrega valor a sua vida tanto pessoal quanto profissional.

Gostou, Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *